Encontro de Associações Comerciais teve negócios, oportunidades, perspectivas .

No Encontro dos presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, que conta com a participação de 25 municípios do Estado, vários assuntos movimentaram o evento promovido pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) nessa semana.

A solução de conflitos por meio das mediações, normalmente realizadas nas ACEs que têm o serviço da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), foi tratada pelo advogado Rafael Furman, jurídico da Facmat.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), Juarez Orsolin, comentou que a CBMAE funciona na Entidade. “Só no último mês a nossa CBMAE atendeu a quatro associados que buscaram a conciliação e evitaram a tradicional ‘briga’ judicial. Com certeza estamos mostrando aos empresários que a solução pode estar em uma conversa com a presença de um bom mediador e o fim do problema fica mais próximo da realidade. Acaba que as duas partes saem ganhando e os casos finalizam sem grandes e intermináveis ações na justiça”.

Outro assunto que movimentou o Encontro foi a organização do 11º Congresso Mundial das Câmaras do Comércio, que vai ser realizado pela primeira vez na América do Sul. “É a oportunidade para conhecer o que as Entidades estão fazendo no mundo inteiro, a maior troca de experiências que qualquer Associação pode participar. Sem dúvida, além da vivência com outras entidades, será a maior vitrine e o melhor caminho para fazer negócios com outros países”, disse Juliana Kampf, representante da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB.

Paralelo à programação com diretores e presidentes, o evento também contemplou os funcionários das Associações, com palestras e encontros com os representantes dos produtos e serviços que são oferecidos pelas Associações Comerciais, como os sistemas de administração e gestão estratégica e o novo portfólio de serviços para pessoa jurídica no sistema de consulta de crédito do SCPC/Boa Vista.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Rodrigues de Mendonça, também esteve no evento e apresentou o programa de desenvolvimento e incentivos fiscais aplicado em Mato Grosso. “É a indústria que aproveita a matéria prima produzida aqui, gera renda, emprego e gira a economia”, justificou.
O presidente Juarez Orsolin, os diretores Armando Chaves, Jorge Rocette e Denise Freitas, também participaram dos debates e palestras da programação do Encontro de ACEs da Facmat, que reuniu presidentes, executivos e funcionários de 25 Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso.