Comércio mato-grossense espera aumento de 15% nas vendas com Black Friday

A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24.11), vem se consolidando como uma das principais datas de vendas do comércio brasileiro. Criada nos Estados Unidos, marca o varejo por descontos especiais em diferentes lojas. Em 2017, comprar produtos durante a promoção é intenção de 87% dos consumidores do país, de acordo com levantamento do Ibope Inteligência em conjunto com o Google. Em Mato Grosso, a expectativa de crescimento nas vendas no período é superior a 15%, conforme estimativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat).

“Muitos consumidores devem aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e confraternizações. A cada ano as promoções aumentam nas lojas. Neste momento já é possível perceber no comércio de rua cartazes com promoções significativas nas vitrines”, explica o presidente da Facmat, Jonas Alves. Segundo ele, pesquisas apontam um volume grande de negócios para este ano, principalmente com o aquecimento da economia, taxas de juros mais baixas e crescimento de postos de trabalho. “Isso reflete positivamente na renda da população que voltou a consumir”, reforça.

Os descontos da Black Friday são o grande atrativo para os consumidores e cada loja escolhe a melhor maneira de atrair os clientes.

DICAS

Para aproveitar a Black Friday comprando aquilo que tanto deseja, com descontos realmente vantajosos, um dos segredos é ter paciência e seguir as dicas abaixo, preparadas pela área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC.

Um dos principais é o horário para as compras. Se for possível, use as primeiras horas da Black Friday, produtos com maiores descontos (e mais concorridos) não costumam durar muito.

Pesquisar é preciso: a Black Friday acontece no dia 24 de novembro, mas o quanto antes você começar a ver os preços dos produtos que deseja comprar, melhor.

Controle-se: você verá promoções por todos os lados e a vontade de comprar imediatamente vai ser grande, afinal parecerá tudo muito vantajoso.Faça uma lista de compras que caiba no seu bolso e foque nela. O planejamento financeiro é fundamental.

Atenção ao pagamento: antes de finalizar a compra, veja se as condições de pagamento, prazo de entrega e política de trocas estão dentro de suas expectativas.

Redação:

Luciane Mildenberger

Assessora de Imprensa

Facmat e ACC